Soluções de medição de vazão

A ODS Brasil é uma empresa de engenharia especializada em projetos, construção e comissionamento de soluções de Medição de Vazão Fiscal e de Transferência de Custódia inovadoras e comprovadas em campo, para a indústria mundial de petróleo e gás. No mercado atual de petróleo e gás, algumas reservas descobertas não poderão ser desenvolvidas a não ser que a relação custo-benefício dos projetos seja significativamente melhorada. Com nosso posicionamento independente perante as tecnologias de medição disponíveis, nós estamos aptos a ofertar pacotes de medição otimizados e concebidos para uma finalidade específica.

Desafios de um Projeto de Medição

Um sistema de medição de vazão é uma solução projetada e o respectivo projeto depende da aplicação específica para a qual será usada.  Este sistema completo não é apenas baseado em um tipo de medidor de vazão. Devido a isso o sistema tem de ser construído e operado com vistas a manter a integridade do desempenho (incerteza de medição) ao longo do seu ciclo de vida. Devem ser levadas em conta, não apenas as características operacionais do sistema, mas também a aplicabilidade prática da solução adaptada durante a validação e prova, que é o aspecto mais crítico para manter a certeza de medição e, portanto, cumprir os regulamentos aplicáveis. Além da medição de vazão, deve também ser determinada a qualidade do fluido para determinação do valor fiscal do produto. Finalmente, os dados de medição devem ser organizados, armazenados, compilados ​​em condições padrões ou normais, e aplicados para faturamento. Todos os componentes dentro do sistema formam um processo complexo de informações.

Acreditamos firmemente que a melhor maneira de impactar positivamente o custo de um projeto é tomar as decisões corretas muito cedo no processo.

Como líder na concepção e construção de sistemas de medição fiscal e de transferência de custódia, somos capazes de fornecer uma visão global do pacote de medição em sua totalidade, selecionando as tecnologias de medição corretas, fazendo as escolhas de engenharia mais adequadas e considerando as condições de instalação e operação. Evita-se assim alterações dispendiosas durante execução. Vamos conversar. Estamos ansiosos para levar seu projeto ao sucesso.

Princípio de Medição

O tipo e tamanho de um medidor de vazão são baseados nas propriedades do fluido, na incerteza requerida para o sistema, nas condições de processo, na perda de carga, nos requisitos de calibração, nas possibilidades de manutenção, etc. Nossos engenheiros têm um conhecimento profundo de todos os tipos de medidores: Turbina, Ultrassônico, Coriolis, Placa de Orificio, Cone, Venturi e etc.

Provadores e Calibração

Durante a sua vida operacional, um medidor de vazão deve ser verificado e calibrado em determinados intervalos de tempo para garantir a confiabilidade e a incerteza de medição do sistema. A metodologia de validação e seus intervalos de calibração são assuntos delicados e devem ser rigorosamente especificados. As Validação e Comprovação não são apenas questões operacionais, mas desempenham papéis importantes na concepção do projeto do sistema de medição, pois afetam o status de conformidade com as regulamentações aplicáveis.

Amostragem e Análise

A quantidade e a qualidade do fluido (especialmente nos hidrocarbonetos) têm importância semelhante quando se trata da determinação de um valor fiscal. A ODS oferece pacote completo de medição fiscal e de transferência de custódia, incluindo sistemas de Amostragem e Analisadores.

Sistema de Controle de Medição

Um dos componentes mais críticos para um ótimo desempenho e operacionalidade de um Sistema de Medição Fiscal, é o Sistema de Controle de Medição. O projeto de um sistema de controle de medição depende de várias aplicações e requisitos funcionais. Como integrador independente, podemos atender às preferências dos usuários finais para os fabricantes de Computadores de Vazão, CLPs e IHMs, e fornecer um Sistema de Controle de Medição totalmente de acordo com as preferências ou os equipamentos já existentes (para projetos de atualização) na infraestrutura dos operadores.

Disponibilidade e Operabilidade

O sistema de medição fiscal e de transferência de custódia deve ser instalado e operado no ambiente de campo. Assim, além de sua função básica (medição), considerações relacionadas com ao projeto do sistema devem ser avaliadas e desenvolvidas no contexto de várias influências externas, tais como: redundância, manter, procedimento de segurança, INMETRO, ATEX etc. A ODS oferece engenharia básica e detalhada de soluções de medição para atender a todas as suas necessidades específicas.

Códigos, Normas e Regulamentos

Todos os nossos sistemas são projetados e construídos em plena conformidade com as especificações do projeto e os códigos nacionais, internacionais, normas e regulamentos aplicáveis, por exemplo: ANP, INMETRO, ABNT, API MPMS, AGA, ISO, MID, NPD, NORSOK, DPR, OIML, OGA (DECC), DTI, W&M, CE, PED, ATEX, SIRIM, DMF, QUATEST, etc., além de regulamentos de agências classificadoras como ABS, DNV, BV, LR etc.

  • FPSO
  • FSO
  • Processo de Plataforma / MOPU / TLP
  • FLNG / FSRU
  • Planta de Produção Petrolífera
  • Refinaria de Óleo
  • Planta de Tratamento de Gás
  • Planta Petroquímica
  • Terminal de Amazenamento
  • Dutos
  • Adequação e Remodelamento
  • Aprovação pela ANP
  • Revisão de Provador
  • Atualizações de Sistema de Controle de Medição